exercício para pitbull

Exercícios:

Associado á boa nutrição, a atividade física é a melhor forma de fazer o seu Pitbull ficar mais forte. O exercício bem orientado pode melhorar a capacidade cárdio-respiratória, aumentar a massa muscular, fortalecer as articulações e muito mais.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física com seu Pitbull é importante fazer uma visita ao seu veterinário de confiança para verificar sua saúde geral, coração, pulmões, rins, sistema osteo-muscular, etc. A partir daí ele poderá indicar o melhor tipo de exercício para o cão ou encaminhá-lo a um profissional especializado (hoje em dia existem veterinários que trabalham com medicina esportiva e condicionamento físico e existem centros apropriados para esse tipo de atividade também).


Entre os exercícios mais recomendados para o ganho de massa muscular podemos citar exercícios de tração leve, corridas e caminhadas em locais inclinados (subidas e descidas), exercícios com peso – musculação pra cachorro – isso existe sim!!! e esteira aquática, que é como o exercício de caminhada ou corrida na esteira normal ou em solo, só que sem descarga de peso (devido a água), muito importante para proteção das articulações entre outros benefícios. Além disso, temos ainda a própria resistência da água contra o corpo do cão dificultando um pouco o exercício e aumentando o trabalho muscular.

Já a natação, ao contrário do que muitos pensam, serve apenas para condicionamento cárdio-respiratório, uma vez que nadando o cão faz maior esforço com os membros anteriores, ficando os posteriores quase que apenas a flutuar. Por isso, se querem exercitar o cão na água, recomendamos caminhadas ou corridas em locais com água na altura do abdômen do cão, ou então em esteiras aquáticas, equipadas com jatos de hidromassagens que aumentam mais ainda a resistência e dificuldade do exercício (hoje em dia já existe centro especializado em SP equipado para essa e outras atividades).

Nunca devemos nos esquecer do aquecimento antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e também do alongamento antes e após o exercício.

Esportes como Agility e Game Dog também são muito saudáveis e ajudam a definir o corpo dos cães, além de promover sua socialização com outros cães e pessoas.

É importante ressaltar que toda atividade física deve ser bem orientada por um Médico Veterinário e que estas devem ser iniciadas gradativamente, sem forçar a estrutura do animal, preferencialmente após seus ossos já estarem bem desenvolvidos (aproximadamente com 1 ano de idade), caso contrário poderemos causar lesões em estruturas ainda em desenvolvimento.

Podemos concluir que com esses cuidados especiais e atividades teremos um Pitbull com corpo malhado e saudável!